Vez ou outra licitantes se deparam com a informação que um item, ou alguns itens, foram cancelados em um pregão eletrônico que participavam.
E em algumas vezes aquele item era justamente o objeto que estavam com o intento de fornecer. E o qual tinham grandes chances de vencer.
No entanto, devemos nos perguntar: isso é tudo circunstância do azar?
Ou existem outros motivos que levam um item a ser cancelado em um pregão eletrônico?
Neste texto procuramos desvendar os principais motivos de cancelamento de itens em pregões eletrônicos. Além de explicar por que o cancelamento deve ser evitado e como fazê-lo.
Se interessou pelo assunto? Então continue a leitura!
Quando um item é cancelado
Você pode estar se perguntando o que, na prática, significa e representa o cancelamento de um item em um processo licitatório. Em poucas palavras podemos dizer que, antes de tudo, o cancelamento de itens interfere na aquisição de bens de consumo pelos órgãos públicos. Da mesma forma também podemos alegar que interfere no fornecimento destes bens de consumo. Basicamente é um entrave para a administração e para os licitantes. Porém, é um entrave que pode ser evitado. Os eventos de suspensão e cancelamento de item de um pregão normalmente ocorrem durante a sessão pública. No entanto, o cancelamento pode ocorrer mesmo após a finalização da sessão. Quando um item é cancelado pelo pregoeiro e sua equipe de apoio o órgão realizador do pregão publicará um aviso de cancelamento. Tal prática visa tornar público o acontecimento para todos os interessados. No aviso de cancelamento o órgão deixará expresso o item (ou itens) que foi cancelado e o pregão o qual ele constava. Como exemplo abaixo: Vejamos agora o porquê esses cancelamentos acontecem.Principais motivos do cancelamento de itens
Estudos apontaram que pregões de aquisição de materiais recorrentes são os que possuem maior índice de cancelamento. Já os motivos que levam a esses cancelamentos são diversos. Podemos elencar os principais:- O não envio dos documentos solicitados no ato do pregão;
- O não cumprimento do prazo de entrega de documentos;
- Os documentos enviados não estarem de acordo com o que solicita o edital;
- A não entrega de amostras;
- Propostas com valor acima do estimado;
- Não aceitação de negociação por parte do licitante;
- Modelos e marcas de itens ofertados não estarem de acordo com as especificações do edital;
- Desistência do próprio fornecedor;
- Pregão deserto (sem propostas);
- Licitante que solicitou desclassificação da proposta.