Empreendedor, você está em constante inovação?

A inovação é uma prioridade no seu negócio? Como você avalia a importância de inovar constantemente? As empresas modernas crescem e são bem-sucedidas no clima corporativo atual por uma infinidade de razões diferentes. Algumas são conhecidas por seus produtos, outras por seus serviços e outras ainda por fatores menos facilmente definidos – como forte fidelidade […]

Criado em 26 abr 22

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Empreendedor, você está em constante inovação?

A inovação é uma prioridade no seu negócio? Como você avalia a importância de inovar constantemente?

As empresas modernas crescem e são bem-sucedidas no clima corporativo atual por uma infinidade de razões diferentes. Algumas são conhecidas por seus produtos, outras por seus serviços e outras ainda por fatores menos facilmente definidos – como forte fidelidade à marca ou campanhas publicitárias cativantes.

Se você olhar para as organizações que realmente se destacam hoje como líderes claras em seus setores, no entanto, ficaria claro que todas elas têm um fator comum: elas adotam a inovação.

Esses líderes inovadores incluem organizações relativamente novas, como Uber e Amazon – que mudaram processos no centro de seus setores para romper o status quo – bem como gigantes mais antigos como Microsoft e Apple, que existem há décadas, mas devem seu sucesso contínuo à constante reinvenção e inovação.

Não importa seu setor ou posição atual, uma organização não pode esperar manter uma vantagem competitiva se a inovação não fizer parte da estratégia geral de negócios. Neste artigo vamos entender melhor toda a importância de estar em inovação constante!

O que é inovação?

Inovação, como conceito, refere-se ao processo que um indivíduo ou organização empreende para conceituar novos produtos, processos e ideias, ou para abordar produtos, processos e ideias existentes de novas maneiras.

No mundo dos negócios, existem muitos tipos diferentes de inovação que uma empresa pode buscar. Eles geralmente estão vinculados diretamente a produtos, processos, fluxos de trabalho internos ou modelos de negócios.

A Apple é um ótimo exemplo de organização que efetivamente adotou a inovação em vários pontos-chave em sua vida. Nos anos 90, por exemplo, a empresa estava à beira da falência, mas conseguiu evitá-la fazendo parceria com a Microsoft – uma empresa há muito vista como inimiga. Esse movimento efetivamente moldou toda a filosofia corporativa da Apple e levou à introdução do iMac, que foi um ponto de virada geral para a empresa.

No entanto, este foi apenas o começo para a Apple. A parceria com a Microsoft deu início a uma era de tomada de risco inovadora, que levou à invenção de produtos de tecnologia que muitos consideram essenciais de suas vidas hoje – incluindo iPods, iPhones, Macbooks, Apple Watches, iPads e muito mais. Isso sem falar da invenção do iTunes, que reformulou efetivamente a indústria da música como um todo.

Por que a inovação é importante para o sucesso dos negócios?

Todos nós já ouvimos falar sobre a importância de se adaptar para não morrer, certo? Para as empresas alcançarem o sucesso no mundo moderno de hoje, essa é uma verdade universal.

Tomemos, por exemplo, a expansão massiva dos avanços tecnológicos na última década. Por causa desse crescimento extremo, as empresas foram forçadas a se adaptar e expandir mais do que nunca.

Essa necessidade de crescimento e mudança também oferece muitas oportunidades para as empresas. Como resultado, as empresas que adotam a inovação têm uma vantagem considerável em atender às demandas de seus clientes.

Simplificando, as empresas não podem se dar ao luxo de se acomodar, pois a evolução é fundamental. Aqui estão três fatores críticos sobre a importância da inovação nos negócios:

1. Inovar ajuda as empresas a crescer

Como mencionado acima, se você deseja expandir seus negócios para se tornar mais bem-sucedido e lucrativo, existem algumas maneiras de atingir esse objetivo.

Embora seja um caminho lento, você pode optar por seguir seu caminho atual, crescendo de forma incremental à medida que aperfeiçoa seus produtos e modelos de negócios existentes. Ou você pode optar por evoluir repensando seu produto ou modelo de negócios – ou ambos – desde o início, que é um processo que pode levar a uma rápida expansão e permitir que você dimensione seus negócios muito rapidamente.

Esse potencial de crescimento é provavelmente o motivo pelo qual, em uma pesquisa recente realizada pelo The Boston Consulting Group, 79% dos executivos pesquisados afirmaram que a inovação está entre suas três principais iniciativas de negócios – a porcentagem mais alta desde que a pesquisa começou há quase uma década.

Além disso, o BCG observa que as organizações que obtêm consistentemente altas classificações nas “50 empresas mais inovadoras” anuais têm um foco comum em ciência, tecnologia e desenvolvimento. Essas empresas continuam a crescer, mantendo-se um passo à frente da concorrência porque valorizam o impacto positivo da inovação.

2. Inovar mantém as organizações relevantes

O mundo ao nosso redor está em constante mudança. Para que seu negócio permaneça relevante e lucrativo, ele eventualmente precisará se adaptar para atender a essas novas realidades.

A tecnologia continuamente prova ser um fator determinante na necessidade de mudança. E isso levou a uma nova era de inovação em modelos de negócios, permitindo que novas empresas entrem no mercado e interrompam as empresas estabelecidas de maneira séria.

Na verdade, os executivos hoje acreditam que 40% das empresas da Fortune 500 serão eliminadas na próxima década devido a esse nível de disrupção digital. Assim como uma start-up muitas vezes inova para entrar em um setor, as organizações estabelecidas precisam inovar para evitar a concorrência e permanecer relevantes nesse ambiente em mudança.

3. A inovação ajuda as organizações a se diferenciarem

Em essência, inovação é fazer algo diferente de todos os outros que operam em seu espaço. Se sua organização está usando inovação em seus produtos, por exemplo, o objetivo é desenvolver ou atualizar os produtos até que não haja mais nada no mercado como ele. Se sua organização está usando inovação em seus processos, é porque isso economiza tempo, dinheiro ou outros recursos e lhe dará uma vantagem competitiva sobre outras empresas presas em seus sistemas. Em qualquer cenário, sua organização está dedicando tempo para tentar algo novo porque manter o status quo simplesmente não está funcionando.

Embora o sucesso natural que isso traz possa ser recompensa suficiente para muitas empresas, seria um erro ignorar outra vantagem importante: a inovação ajuda uma organização a diferenciar a si mesma e seus produtos da concorrência, o que pode ser particularmente poderoso em um setor ou mercado super saturado.

Bônus: Live exclusiva sobre inovação

A Effecti preparou com exclusividade uma live recheada de conteúdo sobre inovação com dois grandes especialistas no assunto, Carmen Boaventura e Alan Conti.

Confira agora mesmo e aprenda com quem é referência no assunto!

https://www.youtube.com/watch?v=pSd0Oo8LPPc

Como abraçar a inovação?

Para impulsionar o crescimento dos negócios, permanecer relevante em tempos de mudança e se diferenciar da concorrência, os líderes empresariais devem ser capazes de pensar de forma criativa e adotar a inovação em seus modelos de negócios. No entanto, isso não significa que a vontade de inovar seja o único ingrediente para o sucesso: os líderes também devem ter uma sólida compreensão de como dar vida a essa inovação.

Engana-se quem pensa que inovação requer grandes investimentos e planos que transformam o mercado. A simples postura de estar aberto a novas possibilidades e investir em tecnologias que fazem sentido para promover melhorias pode fazer toda a diferença.

Quer um bom exemplo disso? Uma empresa que atua com foco em B2C pode expandir seu modelo de negócio para atender B2B. Mais do que isso, pode começar a participar de licitações para fechar ótimas vendas para o poder público. Neste processo, pode adotar a tecnologia para licitantes como uma forma de simplificar os processos e viabilizar esse planejamento.

E aí, você já abraçou a inovação no seu negócio? Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Fique ligado no blog da Effecti!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress