Ferramenta analisar: uma prévia da fase beta

A licitação é uma operação que segue uma lógica bem simples: um órgão público precisa adquirir um produto ou serviço, então busca pela alternativa de fornecedor que pode atendê-lo da melhor forma. Dessa forma, a ferramenta analisar da Minha Effecti traz diversas formas para obter vantagem competitiva. Quando você decide participar de processos licitatórios, deve […]

Criado em 13 jan 23

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Ferramenta analisar: uma prévia da fase beta

A licitação é uma operação que segue uma lógica bem simples: um órgão público precisa adquirir um produto ou serviço, então busca pela alternativa de fornecedor que pode atendê-lo da melhor forma. Dessa forma, a ferramenta analisar da Minha Effecti traz diversas formas para obter vantagem competitiva.

Quando você decide participar de processos licitatórios, deve encontrar as melhores formas de vencer os certames. Para isso, reunir informações sobre os órgãos licitantes e seus concorrentes pode ter um grande valor.

A ferramenta analisar é um novo módulo da Minha Effecti que atualmente está em fase beta e sendo aprimorada frequentemente. Nela estão reunidas as informações que todo licitante sempre sonhou: relatórios completos sobre a performance da sua empresa, desempenho dos principais concorrentes e comportamento dos órgãos licitantes.

Parece fantástico, não é? Neste artigo vamos conferir tudo o que a ferramenta analisar pode fazer pelo seu negócio. Confira!

Conheça a ferramenta analisar!

Estamos vivendo na era dos dados. Quanto mais informações você tiver em mãos, melhores são as decisões que pode tomar, certo? Essa é uma grande verdade no mundo das licitações.

Um licitante de primeira viagem pode pensar que perdeu um processo licitatório por um azar do destino. Porém, do outro lado pode ter um concorrente que já havia mapeado as necessidades do órgão, sabia dos valores médios de compra, conhecia os principais motivos que poderiam levar a uma recusa e estava equipado com uma ferramenta para automatizar seus lances e monitorar o chat do pregoeiro.

Ao olhar para esse cenário, notamos claramente que não se trata de uma questão de sorte ou azar, não é?

O objetivo da ferramenta analisar da Effecti é garantir que você tenha acesso a todas as informações que precisa para escalar a sua participação em licitações. Para isso, você pode ter acesso a três diferentes análises:

  • Órgãos federais
  • Resultados
  • Relatório Geral

Vamos conferir mais informações sobre cada um deles? Veja só:

Órgãos federais

Mesmo com as ótimas oportunidades de participar de licitações, existem algumas empresas que optam por não vender para a Administração Pública pela insegurança que sentem no pagamento de contrato.

No entanto, é um grande desperdício ficar de fora de um negócio tão rentável, não é? Estamos falando de várias oportunidades com uma periodicidade e certeza de demanda.

Para contornar essa situação, a melhor solução é buscar mais informações sobre os órgãos licitantes – analisando seu desempenho em licitações passadas. No módulo analisar licitação é possível encontrar uma listagem dos órgãos federais e informações sobre o seu processo de compra.

Além disso, com base nas informações coletadas do portal ComprasNet e Portal da Transparência, os órgãos são automaticamente ranqueados – considerando a quantidade de contratos, classificação de bom pagamento e valores de contratos.

Você também pode fazer a busca por órgãos específicos dentro da ferramenta analisar. Dessa forma, você encontra informações completas sobre os órgãos federais:

  • Quantidade de dias para realização dos pagamentos
  • Tempo para emissão dos contratos
  • Valor médio de compra
  • Valor total de compra
  • Quantidade de contratos
  • Gráfico de quantidade de pagamentos em intervalos de dias
  • Gráfico de histórico de contratos nos últimos 12 meses
  • Pontuação atribuída

Resultados

Você já parou para analisar a performance da sua empresa em licitações? Mesmo as organizações que já têm anos de participação em processos licitatórios têm dificuldade em avaliar o seu desempenho ao longo dos meses.

Para ajudá-lo nesse processo, a ferramenta analisar reúne as informações sobre a participação da sua empresa nas licitações nos últimos 12 meses. Atualmente, você pode conferir o seu desempenho em todos os processos licitatórios participados no ComprasNet ao longo do último ano.

Além disso, você tem um detalhamento completo de cada licitação participada – incluindo:

  • Itens licitados
  • Marcas
  • Fornecedor vencedor
  • Valor do lance vencedor
  • Valor total da licitação
  • Entre outras informações

Relatório geral

Por fim, chegamos ao momento de analisar as licitações de forma completa e integrada – reunindo dados dos processos licitatórios, das participações da sua empresa e dos concorrentes.

Veja só as principais informações que você encontra no Relatório geral:

Análise da sua empresa nos últimos 12 meses

  • Itens homologados
  • Pregões homologados
  • Total de unidades de itens homologados
  • Valor homologado
  • Evolução mensal do valor homologado
  • Média mensal
  • Top estados que mais compraram – com a quantidade de pregões e valores homologados para cada estado
  • Principais itens comprados, com segmentação de itens para cada estado
  • Top órgãos que mais homologaram – incluindo nome do órgão, número de pregões, itens homologados e valor homologado

Top 5 concorrentes da sua empresa

  • CNPJ
  • Nome da empresa
  • Pregões com itens homologados
  • Itens homologados
  • Unidades em itens homologados
  • Valor homologado
  • Comparativo entre o valor homologado mensal dos top 5 concorrentes

Principais motivos de recusa

Os motivos de recusa quando uma empresa participa de licitação podem incluir desclassificação técnica, apresentar valor acima do orçamento estimado, produto com características em desacordo com o edital, entre outros.

Neste espaço, você encontra as informações separadas da seguinte forma:

  • Principais motivos de recusa da sua empresa
  • Principais motivos de recusa dos concorrentes
  • Comparação do total de recusas de propostas com os principais concorrentes
  • Análise dos motivos de perda – com cruzamento de dados entre órgãos, quantidade de itens perdidos e valores médios

Está esperando o que para maximizar a sua participação em licitações?

E aí, você gostou de todas as informações que pode extrair do módulo analisar? Além disso, a Minha Effecti ainda possui outros quatro módulos que contribuem para o sucesso da sua empresa nas licitações:

Sem precisar alocar profissionais para realizar todas essas atividades, sua empresa economiza tempo (agilidade em todo o processo) e dinheiro (redução de custo com grandes equipes no departamento). Consequentemente, torna-se possível aumentar o seu faturamento significativamente de forma qualificada – tornando a sua empresa muito mais competitiva perante a concorrência. Quer descobrir como as ferramentas da Minha Effecti funcionam na prática? Solicite uma demonstração gratuita!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress