Você quer aumentar suas chances de ganhar a disputa das licitações? Então é hora de modernizar o fluxo de processos da sua empresa!
Com o avanço da tecnologia, é fundamental incorporar novas ferramentas que podem ajudá-lo durante o processo licitatório. Os licitantes que não atualizam sua forma de trabalhar ficam para trás e perdem oportunidades que poderiam ter obtido êxito.
Essa foi uma situação relatada por um cliente da Effecti, que se interessou pela plataforma depois de participar de uma licitação no modo de disputa aleatório. Uma empresa concorrente dava lances muito rápidos e o cliente notou que não tinha chance de competir. Ao concluir que eles estavam utilizando um robô de lances, o cliente fez uma pesquisa e descobriu que o concorrente estava usando a ferramenta da Effecti.
Nesse caso, mesmo tendo mais margem para baixar o preço, o cliente perdeu a licitação para o concorrente com um preço muito acima do que ele poderia oferecer para o órgão. Ou seja, foi um caso em que a licitação foi decidida pelo uso da ferramenta, e não pelo preço que as empresas disputando estavam dispostas a cobrar.
Você já passou por uma situação como essa? Quantas oportunidades você perdeu simplesmente por não estar atualizado? e ainda, não ter tido a oportunidade de conhecer como a tecnologia pode te ajudar no dia a dia dos pregões eletrônicos? A evolução é fundamental para todos os licitantes que buscam vencer mais certames. Confira neste artigo como garantir mais eficiência na disputa das licitações!
Disputar licitações manualmente atrapalha seus resultados
Imagine que você participe de uma corrida usando uma bicicleta enquanto outros competidores estão usando motos e carros. As chances de você ganhar reduzem drasticamente, não é? Afinal, você depende dos seus esforços físicos, enquanto outras pessoas são impulsionadas por motores.
Essa é a mesma lógica da disputa das licitações: enquanto alguns licitantes ainda operam com processos manuais, outros usam robôs de lances que automatizam as atividades. Com isso, eles largam na frente para vencer essa corrida.
Ou seja, disputar licitações manualmente atrapalha os resultados que você pode conquistar. E aqui estão os principais motivos que comprovam isso:
Você não consegue participar de várias licitações ao mesmo tempo
Problema
Quando você depende de processos manuais, é humanamente impossível participar de licitações simultâneas. Quando uma mesma licitação acontecer no mesmo horário, é preciso escolher em qual delas você vai participar, perdendo grandes oportunidades de negócios.
Solução
A automação da fase de lances resolve isso, pois você só precisa configurar o robô para ele dar os lances. Trata-se de uma forma de aumentar a sua competitividade na disputa de licitações – assim como vimos anteriormente no exemplo do cliente Effecti.
Chances de erros manuais
Problema
É muito comum que, no calor da disputa, o licitante acabe digitando o valor errado na disputa na digitação de algum valor e acabe perdendo a chance de dar um lance certeiro. Infelizmente, esses pequenos erros manuais podem custar caro.
Solução
Com a automação da disputa das licitações, você delega essas tarefas para uma ferramenta inteligente e, principalmente, “fria”, ou seja, imparcial, sem deixar a emoção do calor da disputa interferir nos lances quando feito manualmente. Ela busca garantir para você a melhor lucratividade possível, dentro da margem de preço que você previamente determinou com a sua equipe financeira.
Falta de foco na gestão estratégica
Problema
Muitos licitantes perdem dinheiro ao participar de licitações simplesmente por não ter uma gestão estratégica. Obstinado em levar para casa o contrato, o licitante acaba abaixando demais o seu preço, quando digita manualmente os seus lances – podendo interferir de forma negativa nas chances de vitória em determinada licitação.
Solução
Com a automação você consegue configurar previamente uma margem de preço no envio de seus lances. Assim, é possível planejar com calma os limites da sua empresa para garantir os melhores resultados.
Automatizar a disputa das licitações é permitido?
Acabamos de ver que automatizar a disputa das licitações gera grandes benefícios. Mas será que é permitido usar essa tecnologia para obter vantagens?
Não há legislação no Brasil que proíba o uso do robô de lances
Em resposta a uma solicitação da Controladoria-Geral da União, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão encaminhou o Ofício nº 1531/DLSG-MP, de 09 de junho de 2011 (fls. 797/797-v). Nele, constava a seguinte redação:
“2. Esclarecemos que desde 2004 que o Ministério do Planejamento e o SERPRO identificaram no Sistema de Pregão Eletrônico o uso de programa (Robô) encaminhando lances, de forma extremamente rápida. Procedimento este que não foi considerado ilegal pelo jurídico.”
Depois disso, ainda surgiram novas regras a serem seguidas para que o robô de lances seja considerado uma ferramenta dentro da legalidade. No mesmo Ofício citado acima, o SLTI afirma que “o Ministério do Planejamento implantou no sistema, funcionalidade que não permite que o mesmo fornecedor encaminhe lances consecutivos ou não em espaço de tempo inferior a 6 segundos, tempo este mínimo necessário para que qualquer fornecedor possa enviar lances de forma manual.”.
Além disso, o Decreto 10.024, em vigor, também alterou o processo do pregão eletrônico. Assim, foram estabelecidos dois novos formatos de disputa: a primeira em disputa aberta, e a segunda em disputa aberta e fechada.
- No primeiro formato, é estabelecida uma fase inicial para apresentar lances com o prazo fixo de dez minutos e, se alguma proposta for apresentada nos dois minutos finais, o sistema concede prazos de mais dois minutos até não haver mais lances.
- Já no segundo formato, é estabelecido um prazo preliminar de 15 minutos para apresentação dos lances e, em seguida, abre-se a contagem de um tempo aleatório de até 10 minutos. Por fim, o sistema abre a oportunidade para que o autor da oferta de valor mais baixo e os autores das ofertas com valores superiores em até 10% àquela possam ofertar um lance final e fechado em até cinco minutos, que será sigiloso até o encerramento deste prazo.
E assim, podemos perceber a utilidade do robô de lances nesses novos modos de disputa.
Por fim, em 2021 foi publicada a Instrução Normativa SEGES/ME nº 67, que institui o Sistema de Dispensa Eletrônica – uma tecnologia usada para a parametrização de lances. Com isso, a própria Administração Pública começou a incorporar a tecnologia dos robôs de lance nas licitações. Isso leva os benefícios que essa ferramenta oferece para todos os licitantes e mostra que o Governo está empenhado em modernizar o processo licitatório.
Automatize a disputa das suas licitações!
Quer garantir o sucesso na disputa das licitações? A Minha Effecti permite disputar diversas licitações ao mesmo tempo – além de usar uma estratégia inteligente para garantir a melhor lucratividade possível.
O nosso robô de lances automáticos está disponível para 14 portais e permite o envio de lances de forma segura e mais rápida, aumentando a chance de vencer a disputa.
- Segurança. Elimine a possibilidade de envio de lance com valor inferior ao mínimo desejado.
- Facilidade. Possibilidade de envio de lances para vários itens de uma mesma licitação e ao mesmo tempo.
- Praticidade. Os lances são enviados de forma automatizada, aumentando as chances de vencer a disputa.
- Flexibilidade. Sistema multi-empresa, com uma única aplicação você pode disputar licitações de várias empresas/filiais.
- Tudo em um. Visualize os melhores lances do item e as mensagens do chat dentro do próprio sistema.
- Suporte. Possuímos canais exclusivos para atendimento de suporte, visando sempre o sucesso do seu negócio.
- Lucratividade para a sua empresa. Já foram 28 bilhões de reais arrematados em apenas um ano e mais de 500 mil itens vendidos!
Está pronto para vencer a disputa das licitações?