Tempo e Dinheiro nas Licitações

Ganhar dinheiro nas licitações exige tempo e planejamento. Quem já se aventurou pelo vasto e lucrativo mercado das compras públicas notou algo muito importante. Existe ali uma “tríplice aliança”. Três elementos extremamente atrelados são responsáveis pelo sucesso no fornecimento e aquisição. E quando os três estão alinhados a conta fecha e todos ganham. Tempo, dinheiro […]

Criado em 12 jan 23

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Por Amanda Noveletto

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Tempo e Dinheiro nas Licitações

Ganhar dinheiro nas licitações exige tempo e planejamento. Quem já se aventurou pelo vasto e lucrativo mercado das compras públicas notou algo muito importante. Existe ali uma “tríplice aliança”. Três elementos extremamente atrelados são responsáveis pelo sucesso no fornecimento e aquisição. E quando os três estão alinhados a conta fecha e todos ganham.

Tempo, dinheiro e licitação. Você já sabe a relação entre essas três palavras, que, no dia a dia, rondam os pensamentos dos licitantes?

Já podemos assegurar: tempo, dinheiro e licitação precisam estar em conjunto como três pilares que sustentam outro termo almejado, tanto por empresas como pela administração pública: “um bom negócio”.

Então, se você se interessa por esse “bom negócio”, seja bem-vindo, essa leitura é para você.

O que fazer para ganhar dinheiro nas licitações?

Participar de licitações, como já explicamos aqui, é sem dúvida um ótimo negócio para empresas. Indiferente do porte (como explicamos aqui) e da área de atuação, todos os interessados podem passar a fornecer para a Administração Pública.

No entanto, é preciso se preparar para isso.

Fornecer para o governo requer determinadas, (e importantes) condições. Habilitações e cadastros são necessários, além das duas primeiras palavras que intitulam esse texto. Tempo e dinheiro.

Tempo é dinheiro... Você sabe quem disse essa famosa frase?

Sim, ela tem um autor. E ele é ninguém menos que Benjamin Franklin (1706 – 1790).

Franklin foi, sem dúvida, um revolucionário. Um revolucionário que no século XVIII disse “Remember that time is money”. Repetimos essa frase até hoje, quatro séculos depois.

De fato, tempo é o bem mais precioso que todo ser humano pode possuir, inclusive para aqueles que pensam nada ter. No entanto, ouso dizer que não há quem compreenda melhor a sentença “tempo é dinheiro” do que os empresários. Principalmente os brasileiros.

O tempo impacta na produtividade, e produtividade é dinheiro. É preciso de tempo para investir, e investimento também é dinheiro.

E fornecer para o governo? Indiscutivelmente fornecer para o governo requer tempo. Entretanto resulta em dinheiro.

Imagine que é uma equação bem definida e exata. Mas é uma equação mais simples do que parece: LICITAÇÕES levam ao DINHEIRO, mas deve ser considerado o fator TEMPO.

Vejamos em quais momentos os três fatores se encontram.

Atenção para o Edital

Você, que já sabe o que é licitação conhece bem a sua "porta de entrada". O edital além de porta, também pode ser considerado a chave mestra. Ele é a peça mais importante de uma licitação pois é no edital que se encontrarão todas as regras de habilitação, execução e contrato.

Então, fique atento a ele!

Podemos também dizer que atenção é sinônimo de tempo. Afinal de contas, é preciso tempo para aplicar atenção em algo. Ou você acha que não precisa gastar seu tempo prestando atenção nos editais das licitações que poderá participar?

Nós não. Não acreditamos que você precise entrar diariamente nos inúmeros portais de compras existentes para procurar, um a um, as licitações que sua empresa pode participar.

Nós acreditamos que uma ferramenta pode fazer isso para você, buscando em segundos as melhores oportunidades e te entregando exatamente o que você precisa.

Você recebe por e-mail, na palma da sua mão, todos os dias os negócios mais indicados para você. É uma solução segura que otimiza o seu tempo e, consequentemente, te faz ganhar dinheiro. E muito dinheiro!

Atenção ao enviar sua proposta

Você já deve ter percebido que a tal “atenção” parece ser determinante em uma licitação, não é?

Realmente, em todas as etapas do processo licitatório ela não é só necessária, mas imprescindível!

Na hora de elaborar e enviar a sua proposta não é diferente. Você precisa de atenção, afinal de contas quer garantir que sua proposta, caso saia vencedora, realmente traga lucro para sua empresa. E você quer lucro, não quer?

Nós queremos que você tenha lucro. Uma licitação bem-sucedida significa um bom negócio para o fornecedor e para a Administração Pública. E um bom negócio para a Administração Pública significa um excelente negócio para nós, a população brasileira.

É por isso que te indicamos outra ferramenta que potencializa a sua performance nas licitações.

Acreditamos que automatizar o cadastro de propostas fará você economizar seu tempo e o tempo da sua equipe. Você já pensou em reduzir em até 80% o tempo gasto no cadastro e envio de propostas?

Não perca o lance!

Está de olho no lance? Então fique, pois você pode perder um bom negócio.

Na modalidade pregão eletrônico, considerada a mais célere e transparente, há a tão conhecida fase de lances. Essa fase é, em suma, a competição. E é esta competição que levará a contratação do melhor preço. O melhor preço, como muitos sabem, é o melhor lance.

Você quer ser o dono do melhor lance? Então eu tenho uma dica: não perca o lance!

Não perder o lance significa, além de “não dar bobeira” no envio do seu próprio lance, estar atento à cartada do seu concorrente. É verdade, em uma licitação você tem vários concorrentes. E você pode ainda estar disputando vários itens, de vários lotes. Então, não há jeito: atenção redobrada!

Ou você pode recorrer a mais uma ferramenta de automação: a automação de lances, também conhecida como lances automáticos ou robô de lances.

Nela os sistemas inteligentes identificam os lances dos seus concorrentes e rapidamente, respeitando sempre o tempo estipulado pelo órgão no edital, cobrem com um lance melhor. E certeiro, sem margem de erros.

E faz isso em várias licitações ao mesmo tempo, podendo lhe representar nas disputas de vários itens e vários lotes.

Tempo é dinheiro. Você já sabe. Mas parece que o Governo também vem entendo cada vez mais isso. Ao contrário do que muitos pensam ele já emprega vários robôs em seus processos, e planeja incluir mais.

As automações são muito úteis para empresas que licitam, da mesma forma são úteis para os órgãos que promovem a licitação. A modalidade do pregão eletrônico, a mais moderna atualmente, vem ganhando cada vez mais espaço. Não são poucos os exemplos de cidades e estados que passaram a adotá-las integralmente.

Já podemos alertar: o pregão eletrônico, além de um concreto presente, é um palpável futuro.

Você recebeu uma nova mensagem!

Agora, quer saber qual é a etapa que demanda mais atenção em toda licitação? Por incrível que pareça não é a pré disputa, nem a disputa em si. Mas sim a sua etapa decorrente.

Encerrada o certame, o órgão promotor da compra, após análise da documentação e amostras (se for o caso), declara o vencedor. É importante lembrar, como vimos aqui, que nem sempre o primeiro colocado leva pra casa o contrato. Que é o que realmente importa. Porque contrato significa dinheiro.

Essa “troca de cadeiras” precisa ser comunicada. A comunicação durante e pós o certame acontece no (famigerado) chat do pregoeiro. Chat esse que deve ser acompanhado. Se não, já sabem, há a grande chance de perder aquele negócio!

O problema é que alguns portais não organizam bem a publicidade de suas informações, deixando muitos alheios do que está acontecendo, ou do que pode-lhes interessar.

Não queremos que você perca uma boa oportunidade, nem seja punido por não apresentar algum documento. Conhecemos bem a equação tempo X dinheiro X licitação e queremos lhe garantir o resultado dela.

Também sabemos a rotina dos empresários e das equipes de licitações dos fornecedores. É incabível cobrar que os licitantes se prostrem em frente ao computador durante horas e dias à espera de alguma mensagem que possa lhe competir.

E muitas vezes competem mesmo.

Pensando nisso projetamos uma ferramenta que alerta sua equipe sempre que houver convocações ou movimentações no chat dos pregões eletrônicos. Com ela conseguimos monitorar mais de 36 mil mensagens por minuto, um trabalho impossível de ser feito com uma força manual.

Imagine receber alertas visuais e sonoros sempre que a sua empresa for citada no chat dos pregões, tal como aquele aplicativo de mensagens instantâneas que você já tem.

Você nunca mais vai correr o risco de perder uma convocação ou prazo legal, ou ser punido por não ter visto alguma mensagem do pregoeiro.

Tempo X Dinheiro X Licitações: quando a conta fecha.

Ao longo deste texto procuramos desmistificar a “fama” do processo burocrático e lento que as compras públicas têm em nosso país.

Demonstramos, através das etapas da licitação o cerrado vínculo que ela, a licitação, tem com o tempo e o dinheiro.

À primeira vista as licitações parecem demandar um tempo desmedido. Entrar nesse ramo pode causar calafrios (e descrença) a alguns. Porque investir em um negócio tão complicado, arrastado e que, para que me resulte em dinheiro, levará todo o meu tempo embora?

Isso não precisa ser assim. Você pode ganhar dinheiro e economizar tempo participando de licitações sim. Nós sabemos como fechar essa conta. A resposta é, sem dúvida, automatizar os processos. E automatizar de forma ética e honesta, trazendo um bom resultado para o fornecedor e para a administração.

Você também quer fechar essa conta? Seu tempo é importante pra você? Quer fechar contratos mensalmente e engrandecer seu lucro? Então faça como as maiores empresas: participe de licitações. Mas participe de licitações preparado!

E mais uma coisa. Lembre-se: tempo é dinheiro. Já dizia Benjamin Franklin!

A Effecti possui as ferramentas ideais para que você possa escalar suas vendas para a Administração Pública. Quer conhecer melhor os recursos da Minha Effecti? Então visite a nossa página e solicite um teste!

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